segunda-feira, 16 de abril de 2012

MECHAS, CORTES, TRANSFORMAÇÕES...







MECHAS STRONG EM DESTAQUE!
BEM CLAROS!





         As mechas, reflexos, balayages ou strong, é uma descoloração realizada, através do pó químico descolorante e OX com o volume, após o cabelo analisado pelo profissional, que pode ser 20, 30 ou 40. Visto a necessidade de clareamento, essa mistura formará uma emulsão que retira pigmentos dos fios atingidos pela mesma, pois cada estrutura capilar tem seu grau de clareamento exigindo um volume menor, médio ou maior.
           Seu tempo de espera na pausa também pode ser menor, médio ou maior...Se o  tom do cabelo for muito escuro, requererá maior volume do OX e > tempo de espera, assim o processo de clareamento atingirá o tom escolhido. Tempo adequado não existe devido ao grau de facilidade ou dificuldade dos cabelos. É um processo que o profissional deve acompanhar e analisar, e interromper na hora que alcança a cor.
            Sendo um processo delicado, tem que ser acompanhado por um profissional com conhecimento, para não manchar ou danificar em demasia  os fios, pois maltratar sempre maltrata e é recomendado uma escova térmica no mesmo dia e ocasião, após a aplicação de um tonalizante. Por esse motivo já faço pacotes, que as clientes sempre estão em vantagens, pois paga apenas um dos trabalhos que são respectivamente: Descoloração das mechas, tonalizante, corte e Escova Térmica fechando o pacote.
              Só assim aparece o trabalho, com brilho e cor adequados, balanço e maciez...
              Já a retirada de tintas se chama "DECAPAGEM", já que tinta não clareia tinta, e é um processo ainda mais delicado, que pode até quebrar o fio. Então, o profissional deve ser um bom químico esperiente na área, pois esse conhecimento de anos evitará a quebra, o avermelhado e arruivado que chamam como cor de laranja ou abobora.
              Esse processo é mais agressivo e requer mais produtos em cima de produtos, e hidratações em cima de hidratações, para que alcance a cor adequada sem comprometer o fio em grau maior de danos. O acompanhamento é de maior controle, e não deve ser realizada por auxiliares ou profissionais inexperientes, e sim pelo cabeleireiro, para que assim que alcance a cor, seja retirado o produto. O tempo em excesso pode quebrar todo o cabelo, e quanto maior a volumagem da oxigenada, maior será o perigo. É aconselhável que  seja realizada um a reconstrução do fio para fechar a cutícula do fio e após uma escova térmica e corte ficando perfeita essa combinação.
                   







balayages1
Mechas dourados no chocolate...Mais grossas
               



balayagess
Mechas em tons pastel sobre o avermelhado, com mechas finas...







Cabelos já loiros da cliente, e realizadas as mechas.



Caso de uma decapagem  retirada de  tinta prêta, a partir
de 4 dedos da raíz, sendo necessário trabalhar de duas 
formas no cabelo: uma maneira na raíz virgem e outra da parte 
do dos 4 dedos até as pontas. Foi realizado um corte desfiado 
em 3 camadas, e uma escova reconstrutiva e térmica, conferindo
brilho, maciez e balanço...
balayages

claras e em maio quantidade deixando
 os cabelos mais para o claro...

Depois da despigmentação dos fios, lavei o cabelo e 











neutralizei a cor com uma matização, ou seja, tonalização, que foi absorvido pelo cabelo, criando a nova cor e uniformizada. A definição da cor final executada em ambos os serviços. Optei pelo neutralização irisado para detonar o dourado, evitando um tom gema.








estrela de oswald
Tabela de Correção de Cores Indesejadas como Laranja, Vermelho,
Amarelo e Cinza: NEUTRALIZAÇÃO.

                      Os neutralizantes são basicamente de três tipos:
Irisados, acinzentados ou esverdeados. Ficou dourado, irisado nele. Se o problema for o cobre, a saída é um neutralizante cinza.  A imagem ao lado, retirei de um dos cursos de colorimetria que fiz, está  exemplificando bem o efeito de um neutralizante: o oposto as retas se neutralizam, verde neutraliza o vermelho...


                  No  caso da decapagem do preto puxou para o alaranjado, ou seja, acobreado, então o neutralizei nesta parte com um tom cinza. Não ficou uniforme e linda a cor? Então da para perceber bem a linguagem de um salão não é pessoal? Não é tão simples! Ora preciso saber a hora de neutralizar,  se precisa ficar mais descolorido, se ficou muito dourado preciso irisar, se cobre preciso acinzentar ou ruivo...Assim, preenchemos os anseios das clientes, e ficamos todos felizes!

                      Gosto de um produto que desa-marela os fios grisalhos e descoloridos, além de  dar aquela pigmentação irisada e prevenção certa ao amarelado, acompanhado de agentes  que promovem tratamento  e brilho aos fios. Como profissionais éticos e participativos com a clientela, devemos recomendar produtos para a cliente ter sua manutenção garantida. Os cabelos loiros ou brancos tendem a amarelar com o tempo e desbotamento da tintura, já que a cutícula está aberta  assim absorvendo o shampoo como qualquer outro produto aplicado no cabelo interferindo na cor, então sempre recomendo às minhas clientes os produtos adequados a cada cabelo, para que elas os mantenham até que retornem ao salão para a próxima aplicação.

CORES INDESEJADAS E SUAS CORREÇÕES. 

              Sempre, ou quase sempre,  precisamos corrigir a cor do cabelo para eliminar tons indesejados de laranja, vermelho, amarelo e cinza. Denominamos esta eliminação de Neutralização, e o fazemos com  cores opostas da conhecida "Estrela de Oswald" e são as cores complementares. Assim, uma cor complementar vai anular um tom indesejável e revelar uma tonalidade neutra ou natural. Podemos citar alguns exemplos abaixo, de cores indesejadas:  
  • Se a cor indesejada for o vermelho, ela pode ser corrigida com o verde
  • Se a cor indesejada for o laranja, é possível corrigi-la com o azul. 
  • Se a cor indesejada for o amarelo, podemos corrigir com o violeta. 
  • Se a cor indesejada for o cinza, utiliza-se o vermelho

          Contudo, precisamos das cores primárias amarelo, azul e vermelho dentro do processo de colorimetria, já que sem elas, as cores não existem. Concluindo, todo cabeleireiro colorista profissional deve estar atento, que as cores primárias são as principais para u  trabalho de tom sobre tom, que efetuam as mudanças de cores, clareamentos ou escurecimento. 
O Que São Mechas?

Luzes

  1. Luzes  são mechas finas feitas em todo o cabelo, clareando aproximadamente 50% dos fios. Após alguns retoques, caso você não queira ficar com o cabelo inteiro mais claro, há a possibilidade de fazer luzes invertidas ou negativas, que é quando se utiliza a coloração mais escura nas luzes, invertendo o processo inicial;    
  2. Reflexo – muito similar às luzes, tendo a diferença que o clareamento ocorre em maior porcentagem dos fios, aproximadamente 80%, deixando a cor quase totalmente clara;
  3. Balayage – são mechas que variam entre finas e largas, de dois a três tons. Normalmente se concentram na parte de cima do cabelo, no topo da cabeça, utilizando cerca de 30% a 40% dos fios;
  4. Mechas californianas – as mais procuradas. São as mechas restritas às pontas dos cabelos. Sucesso desde o verão passado, esta técnica é inspirada nos surfistas californianos e o objetivo é simular um cabelo “queimado” de sol. É uma boa opção para o final de ano pois não precisa de retoque e danificam menos os cabelos.

Reflexo: uma porcentagem
maior dos cabelos

Balaiagens







Mechas Californianas









O segredo é não variar muito a cor da mecha em relação ao tom atual do cabelo, para que o efeito seja natural.
Cabelo Loiro escuro- mechas loiro médio a loiro claro 
Cabelo castanho – mechas cobre, caramelo ou mel.
É evidente que esta dica é para quem quer naturalidade no look. Se o objetivo é impactar, está valendo a sua escolha.

Mechas Californianas destacando as pontas.

-Mechas Strong – são as mechas bem marcadas, normalmente largas e evidentes. São aplicadas da raiz às pontas. São ideais para dar um tom de rebeldia e ousadia ao look. Ideais para cabelos não volumosos.
Mechas Strong









Atenção!

- Toda química danifica os fios, portanto, você precisa estar ciente de que precisará cuidar muito mais das madeixas;
- O retoque de raiz é complicado. Não é simples colorir apenas a parte crescida da raiz. Muitas vezes o cabeleireiro opta por fazer mechas largas exatamente para facilitar o retoque. Fique atenta! Lembrando que, no caso das suas mechas serem finas, o retoque fará você sair mais loira do salão, pois é praticamente impossível retocar exatamente o mesmo fio crescido. Além do que fará você ter uma dependência enorme do salão, devido a diferença de cor na raiz cada vez mais evidente.  Assim, é inteligente começar a sua experiência devagar, para não se arrepender.

Lindas Mechas! Bem Naturais.

Destacadas no Penteado Também...
Após Decapagem.


Cabeleireira Tatiana há 19 anos, especialista em colorimetria...



Mil beijos da Tatiana Tavares RJ
Produtora de Beleza Como Cabeleireira e Maquiladora


BY TATIANA TAVARES RJ MAQUILADORA E CABELEIREIRA...83925583 /91198342 vocemuitomaisbela@live.com












Um comentário:

  1. Se tratando de Colorimetria, pode se afirmar que é o bicho papão de alguns profissionais, pois há 19 anos na área, tenho recebido clientes reclamando das cores de seus cabelos, e me pedem para consertar, ou seja, ajustar, matizar, neutralizar, e até pode ser preciso uma decapagem, se a tintura ficou escura demais. Contudo, isto se dá pela falta de conhecimento relacionado a misturas das cores e dos métodos para neutralizar uma cor indesejada no cabelo.

    Referente a coloração, neutralizar é levar os fios a uma tonalidade marrom, independente do ton de marron, a necessidade ocorre quando numa coloração assume cores indesejadas como um verde, um laranja e assim por diante...Gente, é muito gratificante, quando alcanço a cor desejada...Ficamos super felizes: Eu a profissional e a cliente, que através das mesmas, são passadas a experiências ao público de interesse...Mil beijos meninas...

    ResponderExcluir